Coleção de 2.392 documentos fotográficos, com destaque para fotografias de arquitetura e paisagens urbanas do Recife entre 1880 e 1920, de autoria de Francisco du Bocage e Constantino Barza, além de um vasto conjunto de imagens feitas por Benício Dias, no período de 1930 a 1950, sobre as transformações na paisagem urbana da cidade do Recife, sobre trabalhadores, mobiliário, cultura popular, dentre outros temas.
Imagens de autoria do fotógrafo expedicionário Flávio de Barros, sobre a 4ª e última batalha que destruiu o arraial de Canudos, em 1897, reproduzidas a partir dos álbuns originais pertencentes ao Museu da República, do Rio de Janeiro. São imagens dos vários oficiais do Exército Brasileiro e seus batalhões, das cercanias de Canudos e dos sobreviventes da guerra.
Imagens sobre o Carnaval do Recife e outras manifestações culturais do Nordeste, entre as décadas de 1950 e 1990, capturadas pela antropóloga norte-americana Katarina Real. As fotografias registram suas andanças pelos subúrbios e bairros centrais do Recife, em contato com as agremiações carnavalescas e seus célebres representantes.
Fotos de autoria de Manoel Tondela que registram o Recife no final do século XIX e nas duas primeiras décadas do século XX.
Imagens produzidas durante uma “expedição etnográfica” pelo Brasil, com ênfase no Nordeste, empreendida por vários fotógrafos e coordenada pelo antropólogo Raul Lody, entre as décadas de 1970 e 1990, quando foram registradas celebrações religiosas, festas, artesanato e cultura popular em geral.